(NOME DA CRIANÇA) apresentou um desenvolvimento bastante significativo neste segundo semestre. Sua linguagem verbal a cada dia tem desenvolvido mais, o repertório de palavras tem crescido progressivamente e já formula frases completas, expressando suas emoções e sentimentos, relata pequenos fatos de seu cotidiano familiar e situações diversas ocorridas em sala de aula, tanto com ela quanto com os amigos. É uma criança tranquila, raramente se envolve em conflitos com os demais, costuma ceder sua vez nos brinquedos e brincadeiras sem maiores problemas, quando necessário. Colabora com a organização da sala de aula, ajudando a guardar brinquedos e outros objetos. Participa com muito entusiasmo das rodas de música, sugerindo algumas de suas canções prediletas. Aprecia os momentos de rodas de histórias, sejam com livros, fantoches ou outros recursos. Ao final de histórias lidas pelas professoras, sempre solicita o livro para que possa manuseá-lo, observando atentamente cada ilustração e recontando alguns trechos das mesmas. Seu personagem preferido é o Lobo Mau, que aparece inclusive em suas brincadeiras nos espaços externos do CEI, onde o imita ou finge que algum colega é o personagem. Em suas brincadeiras de faz de conta, percebe-se sua predileção por bonecas e bolsas, onde representa o papel da “mamãe” com sua “filha”, em diferentes situações, como passear, ir ao médico, ir à escola... Nas atividades de pintura e desenho, tem bastante concentração e demonstra grande prazer em realizá-las., manuseando objetos e papéis corretamente. No solário gosta muito de brincar na casinha e escorregador, já no parque aprecia brincadeiras com areia e potinhos, bem como correr, saltar, pular e brincar livremente. Na hora das refeições, procura comer de tudo um pouco do que lhe é oferecido, porém seu prato preferido é sopa. Come bem as frutas em geral, mas maçã e banana são as que mais gosta. Seu processo de desfralde foi bem tranquilo, usa fraldas somente na hora do sono e às vezes para ir embora. Costuma avisar as professoras quando está com vontade de usar o banheiro, somente algumas vezes acontecem “escapes”, em situações em que está completamente envolvida em suas brincadeiras, o que é absolutamente normal nessa fase.
Ana Eduarda teve um excelente desenvolvimento no decorrer deste ano. Além de escrever o próprio nome, consegue escrever o nome de todos os colegas da turma, copiando-os do cartaz que está afixado na parede da sala, realizando esta atividade espontaneamente e com alegria. Tem grande interesse pela escrita de palavras e números, por ouvir histórias e manusear livros, o que certamente será um facilitador em seu processo de alfabetização nas próximas etapas da escolaridade. Está sempre pronta a ajudar as professoras, demonstrando interesse por tudo o que fazem e falam, pois é muito observadora e está atenta aos mínimos detalhes acerca de tudo o que acontece em sala. Se expressa bem e tem boa comunicação, inclusive consegue transmitir recados das professoras para outros adultos do CEI e vice-versa. Escrever, desenhar, pintar e manusear livros estão dentre suas atividades favoritas. Gosta tanto de realizar as mesmas que às vezes até se oferece para pintar ou desenhar para os amigos. Participa de todas as atividades propostas, com grande interesse e capricho. Em relação ao cuidar de si, tem construído progressiva autonomia em relação ao uso do banheiro, conseguindo higienizar-se sozinha, com supervisão da professora ou outro adulto. Brincar no cantinho da beleza também lhe agrada muito, adora passar maquiagem (que muitas vezes traz de casa) e maquiar as amigas, porém gosta de escolher as meninas que irá maquiar, deixando algumas de lado, às vezes; nesse momento é preciso intervenção da professora para que maquie todas igualmente. Dançar é outra atividade que realiza com muita desenvoltura, por exemplo, sabe todas as coreografias e letras das músicas infantis da cantora Aline Barros. Nas rodas de contagem, já recita a sequência numérica até 10 ou mais (com ajuda) e consegue contar sozinha a quantidade de colegas presentes no dia. Quando a professora faz o registro da quantidade de crianças na lousa, fica muito atenta e já reconhece a escrita de alguns números. Na hora do descanso, demora muito a adormecer e às vezes nem dorme. Ana tem total autonomia na hora de se vestir e gosta de escolher sozinha as roupas e calçados que irá usar. Estes três anos que Ana Eduarda passou no CEI foram muito importantes para seu desenvolvimento e aqui ela vivenciou inúmeras experiências e aprendizados que com certeza levará para a vida toda, tais como: aprender a dividir, a ouvir o outro, a aguardar sua vez para falar, a conviver com outras crianças e suas diferenças, a desenvolver o gosto pela leitura, a respeitar regras e rotina, desenvolver noções de cuidados em relação ao cuidar de si, do outro e do ambiente, dentre muitos outros. Ela está se desenvolvendo mais a cada dia e crescendo muito rápido, portanto família não deixe de aproveitar cada minuto com sua filha: brinque, cante, leia histórias, leve ao cinema, parque, praças, museus, enfim, viva intensamente esse momento único que é a infância!
(CRIANÇA) teve uma adaptação muito tranquila no CEI, pois já frequenta esta instituição desde o berçário. Ao chegar todas as manhãs, guarda seus pertences e vai brincar com os amigos, geralmente com algum brinquedo que trouxe de casa, quase sempre um carrinho. É uma criança muito comunicativa, esperta e bem carinhosa com as professoras. Demonstra bastante interesse pela descoberta de letras e escrita das palavras. Reconhece o próprio nome e o dos amigos e já consegue escrever seu nome. Consegue também contar alguns objetos e/ou pessoas, estabelecendo relação número x quantidade (desde que em pequenas quantidades, até 5). Reconhece algumas letras, números e cores. Gosta muito de atividades de desenho e pintura, seja com lápis, giz de cera, canetinhas ou tintas. Ao pintar um desenho, o faz com muito capricho e escolhe cuidadosamente as cores que irá utilizar. Na hora das refeições, geralmente come só arroz com um pouquinho de caldo (ou de carne ou de feijão). Toma bastante líquido e come a maioria das frutas que são servidas. No parque gosta de brincar com pneus, arrastando-os de um lado para o outro, de jogar bola, correr livremente, com o carrinho de mão, cheio de areia. Às vezes ajuda a guardar brinquedos e organizar a sala espontaneamente, outras vezes é preciso insistir um pouco para que ajude. Gosta sempre de ser o primeiro da fila e de segurar na mão da professora nos momentos em que se faz necessário este tipo de organização para deixar a sala ou outro ambiente. Aprecia muito os momentos de ouvir histórias e manusear livros, inclusive algumas vezes traz livros de casa para “ler” na escola junto com os amigos. No início do ano não gostava de emprestar seu livro para os demais, agora já empresta mais facilmente. Ao folhear um livro, o faz com muito cuidado, atentando-se às ilustrações de cada página. Nas rodas de música, ora canta, ora fica ouvindo os amigos cantarem. Gosta muito de músicas e histórias em que o Lobo Mau esteja presente. Às vezes demonstra um pouco de dificuldade em dividir brinquedos e objetos, fazendo-o com o convencimento das professoras. Ao ser contrariado, precisa de um tempo sozinho para se acalmar, mas ultimamente tem conseguido lidar melhor com as frustrações. Aconselhamos a família a continuar incentivando o gosto pela leitura, lendo histórias para (CRIANÇA) sempre que possível e levá-lo para visitar bibliotecas públicas, parques, cinemas e museus, ampliando seu universo cultural.
Autoria: Priscila A.
Fonte: http://alfabetizacaoecia.blogspot.com.br/
RELATÓRIOS INDIVIDUAIS - EDUCAÇÃO INFANTIL - SEGUNDO SEMESTRE
COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
|
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras. As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
|
**** é um menino muito carinhoso, prestativo e espirituoso. Não tem dificuldade em estabelecer vínculos afetivos entre as crianças, as professoras da sala e funcionários da escola. Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos e quando não consegue pede ajuda para as professoras que sempre o auxiliaram. Gostou bastante de participar das atividades do parque com intervenção, em especial do Castelo. Lá se fantasiou, criou histórias, andou de cavalinho de pau simulando estar em uma grande floresta. Participa das rodas de conversa, demonstrando e argumentando os temas abordados e expondo suas opiniões e histórias pessoais dialogando tanto com as professoras quanto com seus coleguinhas. Ainda precisa ser incentivado a cuidar e valorizar a preservação dos espaços coletivos da escola, mas apresenta iniciativa quando encorajado pelas professoras. Às vezes é resistente e arredio em relação às regras de convivência, mas com estímulos tem consentido e até encorajado seus colegas a melhorar suas atitudes em relação a este tema. Aprecia a hora da história, valorizando este momento. Pede para ler seus livrinhos favoritos partilhando com todos seus interesses sobre eles.
É bastante curioso em relação aos acontecimentos da sala. Demonstra amizade e ser prestativo com os colegas quando estão em conflito, demonstrando solidariedade e respeito.
|
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar as obras de Vicky Muniz as crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo , a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.
Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
|
****desfruta das aulas de Arte, valorizando as atividades propostas. Dedica-se em suas atividades, mostra suas produções para as professoras e coleguinhas pedindo a opinião de todos. Empenha-se em ajudar seus amiguinhos , quando lhe pedem sua opinião, dando suas sugestões. Durante a atividade de leitura de obras de Arte ele procura ficar atento as perguntas da professora sobre os elementos que a compõe. Sempre compartilha suas observações questionando também as dos coleguinhas de sala. Durante a confecção da casinha de caixinhas de leite esteve interessado. Fez muitas perguntas sobre a elaboração desta atividade e por diversos momentos imaginou com seus coleguinhas como ficaria o produto final desta atividade. Ficou bastante entusiasmado ao explorar diferentes técnicas e materiais nas aulas de Arte ficando encantado com as possibilidades destes materiais.
Na visita da URBAM esteve atendo ao teatro e ao tema discutido. Na atividade com Guataçara esforçou-se para fazer tudo que estava proposto, demonstrando alegria e disposição. Enfim, **** manifestou admiração e gosto pelas aulas de Arte, tendo uma atitude de respeito por suas produções, dos colegas e dos artistas apresentados.
|
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
|
****adora explorar atividades que envolvem a exploração corporal. Revela alegria e vontade de vencer os desafios corporais que lhes são propostos.
Gostou muito de observar e compartilhar com seus colegas imagens esportivas, nestes momentos partilhou suas opiniões a respeito das modalidades trabalhadas.
Suas atividades preferidas são: corrida e brincadeiras e jogos cantados. Em ambos procura superar seus limites. Também ficou bastante envolvido com atividades que envolveram percurso e obstáculos.
Fica feliz ao atingir suas metas e ao ver seus colegas superando suas expectativas.
O aluno está progredindo cada vez mais explorando diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
|
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres, ostinato e sons diferenciados.
|
O aluno ficou muito interessado nestas aulas. Empolgou-se ao ir explorar o cantinho de Música na sala de vídeo e de participar das atividades de música e movimento da sequência de atividades- “Palavra Cantada”. Com vontade dançou, cantou , fez gestos, brincou com seus coleguinhas e educadora. Compartilhou de suas conquistas musicais como saber estalar os dedos ou conseguir acompanhar a música com sons produzidos pela boca. Divertiu-se nas aulas que exploraram diferentes tonalidades e ritmos do corpo, sendo prestativo e ajudando os coleguinhas em suas dificuldades.
Quando não conseguia acompanhar, pedia ajuda as professoras que sempre foram prestativas e auxiliaram prontamente.
Presta atenção em sons de objetos de uso cotidiano, tentando colocar ritmo explorando seu som em diferentes momentos propostos.
****aprecia e ouve produções musicais pedindo as professoras que coloquem suas músicas preferidas, brinca, escuta, imita admira a linguagem musical e suas possibilidades.
|
Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e a colaboração durante todo esse importante processo de ensino aprendizagem das nossas crianças.
Contem sempre comigo!!!
COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
|
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras. As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
|
*****é um aluno muito alegre e muito dinâmico. Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola, mas ainda mostra-se resistente para atender algumas regras da escola. As professoras tem orientado o alunos em relação a esta atitude para que possa melhorar. Está aprendendo a preocupar-se e cuidar dos materiais de uso individual e coletivo. É curioso em relação a novos conhecimentos.
É desinibido para expressar suas opiniões. Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora. |
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar as obras de Vicky Muniz as crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo , a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
|
***** nas aulas de Arte se empenha em produzir lindos trabalhos. Explora os diferentes materiais utilizando-os com autonomia. Seus desenhos têm diferentes formas e riqueza de detalhes.
Respeita as produções de seus amigos elogiando-os sempre. Em leitura de imagens procura participar fazendo observações sobre os elementos que compõe as obras.
|
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
|
Divertiu-se muito nas aulas de movimento, participou das brincadeiras propostas com muito empenho fazendo explorações dos movimentos corporais através de atividades como: corrida, arremesso entre outras.
|
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres, ostinato e sons diferenciados.
|
*****gosta muito de cantar e de se movimentar. Fica entusiasmado quando faz explorações de sons do próprio corpo e de instrumentos musicais. Compartilha com todos os colegas suas conquistas musicais. Aprecia a música e pede para a professora colocar suas preferidas.
|
Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e a colaboração durante todo esse importante processo de ensino aprendizagem das nossas crianças.
Contem sempre comigo!!!
COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
|
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras. As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
|
****é uma criança bastante ativa e alegre. Demonstra autoconfiança em relação a sua imagem pessoal apresentando-se seguro em suas ações. Procura ter iniciativa na resolução de problemas procurando as professoras quando não consegue resolvê-los. Tem um bom relacionamento com os colegas e professores, mas em alguns momentos entra em conflitos demonstrando desequilíbrio e agressividade. As professoras procuram intervir mediando esses desentendimentos para que o aluno possa compreender formas de atuar e de se posicionar diante dos problemas que enfrenta. O aluno perante os argumentos das professoras argumenta, mas, acaba expressando aceitação. Manifesta esforço para cumprir os combinados da escola.
Nas rodas de conversa expõe suas ideias e discuti sobre os diferentes assuntos abordados. Defende seus pontos de vista e posiciona-se diante das declarações de seus colegas e professora.
Os brinquedos preferidos do ***** em sala de aula são: jogos de encaixe e carrinhos. Adora construir aviões com os joguinhos de encaixe e propor brincadeiras aos seus amiguinhos **** e ****
No parque suas brincadeiras prediletas são: corrida e brincar no escorregador. Também gosta de explorar o espaço observando sementes, galhos de árvores, flores e bichinhos.
Na hora da história, escuta com atenção. Explora livrinhos e conta as historinhas para seus coleguinhas.
Participa das atividades em grupo, tendo iniciativa e interesse.
|
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar as obras de Vicky Muniz as crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo , a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.
Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.
Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.
Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
|
***** participou plenamente de todas as atividades propostas nas aulas de Arte. O aluno adora essas atividades, é bastante prestativo e dedicado nestas aulas. Aprecia obras de arte junto com seus colegas, observando os elementos que as compõe fazendo suas análises e argumentando as considerações de seus colegas. Ficou empolgado ao participar de atividades com diferentes técnicas e materiais diversificados. Procurou seguir as orientações da professora com muita cautela e pedindo ajuda quando necessário. As professoras estiveram sempre prontas a auxiliá-lo, deixando- o mais seguro durante a confecção de suas produções.
Sua atividade preferida foi à confecção da casinha. Durante toda a elaboração procurou questionar as etapas de construção e aprender a manusear os materiais utilizados e cuidar delas cooperando com as professoras e colegas.
Durante a apresentação de Teatro da URBAM , Guilherme assistiu com muita atenção , fazendo em sala observações sobre o tema abordado.
Na visita do artista Guataçara efetuou todas as atividades sugeridas.
*****foi bastante dedicado revelando uma grande simpatia pela linguagem artística.
|
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
|
**** é um aluno muito participativo em relação às atividades de movimento. Gosta de explorar os movimentos de seu corpo aperfeiçoando suas habilidades. Adora desafios, demonstrando controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações. É perseverante, persistente aprendendo gradativamente a adequar gestos e movimentos. Ao entrar em contato com as modalidades esportivas, o aluno manifestou alegria e disposição para fazer as atividades propostas. Com agrado participou das atividades sugeridas, valorizando suas conquistas pessoais e a de seus colegas.
|
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres, ostinato e sons diferenciados.
|
***** adora participar de atividades com música, mas durante elas ainda apresenta-se inquieto o que às vezes o impede de participar ativamente das atividades propostas.
Ouve e aprecia música junto com o grupo colocando seus interesses por algumas músicas em especial. Sua atividade predileta é explorar sons do corpo e instrumentos musicais. Nestes momentos fica à vontade, diverte-se com seus coleguinhas fazendo improvisações.
Durante a apresentação do artista Guataçara, interagiu com seus colegas, em alguns momentos se dispersou, mas sendo incentivado pelas professoras, continuou a atividade.
|
Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e a colaboração durante todo esse importante processo de ensino aprendizagem das nossas crianças.
Contem sempre comigo!!!
COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
|
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras.As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
|
*****adaptou-se com naturalidade, tendo um bom relacionamento com os coleguinhas de sala e professoras, ampliando consideravelmente seus vínculos afetivos. Tem uma relação mais próxima com **** amiguinha que compartilha de brincadeiras e interesses. Em relação aos meninos, seu amiguinho preferido é o *******, no parque ela gosta de explorar o espaço com ele, correndo e brincando no escorregador. Bastante calma, a aluna procura não ter conflitos com seus coleguinhas, mas quando isso ocorre pede ajuda das professoras que a auxiliam imediatamente. Esta aprendendo a respeitar as regras de convivência da sala, a preocupar-se com a conservação e cuidado com os materiais de uso individual e coletivo. Em alguns momentos apresenta-se inquieta na resolução das atividades o que a impede de participar ativamente das mesmas. Expressa seus sentimentos em roda de conversa.
Durante as histórias, procura prestar atenção, mas em alguns momentos se dispersa, as professoras intervêm incentivando- a para que consiga ter atenção e participar da atividade.
|
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar as obras de Vicky Muniz às crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo, a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.
Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.
Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.
Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
|
***** participa das atividades de Arte com bastante entusiasmo. Gosta de desenhar com diferentes suportes como canetinha , giz de cera, lápis aquarelado entre outros.Costuma prestar atenção nas atividades propostas , tentando elaborar todas de acordo com as orientações da professora.Nas atividade de leitura de obra, participa timidamente dando sua opinião sobre os assuntos que mais lhe interessa, às vezes se distraí, mas com estímulos da professora consegue voltar a atividade.
Usou os diferentes materiais e técnicas empregadas pelos artistas estudados com muita dedicação, compartilhou suas produções com os coleguinhas e deu sua opinião sobre a deles também.
Assistiu o teatro da URBAM ficando atenta a todos os detalhes. Divertiu-se bastante, sorrindo e interagindo com os palestrantes.
Durante a construção da casinha de caixinhas de leite precisou ser incentivada.
Ainda necessita de ajuda para guardar materiais de uso individual e coletivo.
Vivenciou as atividades de roda circular com muita alegria tentando superar suas limitações.
***** está se desenvolvendo cada vez mais o gosto pela linguagem artística.
|
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
|
***** tem se apropriado cada vez mais dos movimentos de seu corpo. Esse aperfeiçoamento se dá devido a sua participação efetiva nas atividades de movimento como: pular, correr, esticar, rolar, arremessar entre outras atividades.
Percebi grande avanço em relação a atividades relacionadas ao cuidado com o próprio corpo como: colocar e tirar roupas, sapatos e escovar os dentes, mostrando atitudes de interesse e cuidado com o próprio corpo.
Nas atividades relacionadas às Olimpíadas se esforçou para atingir os objetivos propostos. Vibrou com suas seus avanços e dos coleguinhas. A atividade que mais gostou foi à corrida com obstáculos. Foi por diversas vezes fazer essa atividade.
|
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres, ostinato e sons diferenciados.
|
*****adora explorar sons do próprio corpo, de instrumentos musicais. Ficou muito empolgada ao participar de jogos e brincadeiras musicais. Convidou várias vezes sua amiguinha ***** para brincar e cantar com ela.
Nas atividades relacionadas à Sequência didática- “Palavra Cantada” executou com tudo direitinho, usando sua criatividade nas coreografias.
Fica muito feliz ao apreciar músicas pede suas favoritas para que a professora repita.
Nas cantigas de roda e jogos musicais adora brincar com sons e ritmos diferenciados. Cria e gesticula imitando a professora e criando novas formas de expressão musical.
|
Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e a colaboração durante todo esse importante processo de ensino aprendizagem das nossas crianças.
Contem sempre comigo!!!
COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
|
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras.As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
|
**** uma criança muito calma e carinhosa. Tem um bom relacionamento com os coleguinhas e com as professoras. Participa das atividades, mas raramente dá opiniões sobre elas, quando o faz suas observações são pontuais e muito interessantes chamando sempre a atenção do grupo. Seus coleguinhas preferidos são *** e ***, com eles brinca e troca abraços. No parque explora o ambiente brinca bastante com ***** com ela conversa sobre as brincadeiras. Adora brincar no castelo, se fantasiar de príncipe. Sua capa preferida é a azul, pois é uma de suas cores favoritas.
Na hora da história ouve atentamente. Muito tranquilo raramente entra em conflito com os colegas. Prefere tentar o diálogo e quando não consegue procura ajuda das professoras que sempre o auxiliam.
Notei que o *** está cada vez mais autônomo, mais integrado com o grupo, ampliando gradativamente seu círculo social.
Costuma cumprir as regras e combinados, respeitando as professoras e colegas.
|
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar às obras de Vicky Muniz as crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo, a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.
Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
|
*****adorou fazer produções artísticas utilizando diversos materiais. Nestes momentos expressou sua alegria ao fazer parte das atividades sugeridas. Adora atividades com pintura tentando seguir as orientações da professora em relação às técnicas propostas. Na leitura de obras admira obras dos artistas fazendo uso de seus elementos em suas produções pessoais. Troca ideias com seus colegas sobre essas leituras.
Sua atividade preferida foi à pintura de ação, ficou muito animado com essa atividade, demorou , dedicou-se bastante a essa atividade, quando assisitiu o filme de Jackson Pollock ficou estasiado. Durante a apresentação do teatro da URBAM prestou atenção e interagiu com os palestrantes através de gestos e sorrisos.
Durante a confecção da casinha esteve sempre presente e muito prestativo. Preocupado com a construção, perguntava sempre para os amiguinhos se estavam guardando tijolinhos- caixinhas de leite – para terminar tudo logo.
Ajudou a encher caixinhas, a colar papéis enfim fez parte de rodo o processo de construção sempre com muita animação.
Prestigiou a visita do artista Guataçara vivenciando todas as atividades sugeridas, esforçando-se para superar seus limites.
|
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
|
Correr, pular é com o ****, no parque fica extasiado com o espaço que pode explorar. Nas atividades de movimento propostas participa bastante. Torce por seus amigos, para que se superem. Quando consegue avançar em suas conquistas corporais compartilha com os colegas e professora sentindo orgulho de si mesmo. A atividade preferida foi correr com obstáculos, pediu para participar por diversas vezes junto com seus amiguinhos *** e ****.
Na confecção do álbum fez tudo com muito empenho.
|
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Todos participaram com bastante interesse. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres , ostinato e sons diferenciados.
|
Nas atividades musicais **** apreciou musicas de diferentes ritmos, dançou utilizou gestos. Explorou movimentos do corpo junto com a música nas atividades referentes à sequência didática- Palavra Cantada. Sua música preferida foi Tchibum, tchibum.Outra que também adorou participar foi a do Pé pintor. Procura atender as orientações da professora durante as atividades musicais, ajudando seus colegas quando precisam.
|
Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e a colaboração durante todo esse importante processo de ensino aprendizagem das nossas crianças.
Contem sempre comigo!!!
COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
|
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras. As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
|
**** é um aluno muito ativo e companheiro. Está sempre correndo e brincando co seus coleguinhas *** e ***. Gosta muito de participar de atividades de dramatizações e de estabelecer diálogo entre as professoras e colegas de sala. Manifesta esforço para cumprir os combinados da escola, mas em alguns momentos mostra-se resistente a eles.
Aumenta gradativamente suas relações interpessoais procurando ter respeito pelos colegas. Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas, quando não consegue fica agressivo ou pede ajuda. Nestes momentos as professoras intervêm auxiliando - o para que possa superar seus problemas. Coopera com o grupo quando solicitado para guardar brinquedos e materiais de uso individual e coletivo.
No parque gosta de explorar o espaço com brincadeiras de corrida. Junto com Paulo cria histórias neste ambiente, tornando-o cada vez mais divertido.
Sua historinha preferida é Chapeuzinho Vermelho- história em CD pede sempre para que a professora. Sabe as falas dos personagens e tenta dramatizá-la toda vez que ouve, conseguindo envolver toda a turma na brincadeira.
|
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar as obras de Vicky Muniz as crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo , a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.
Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.
Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.
Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
|
**** envolveu-se bastante nas aulas de Artes Visuais, tenta fazer tudo com muito capricho. Desenha pinta, cria usando os materiais e técnicas diferenciadas. Demonstra sentir prazer ao participar dessas aulas. Nas atividades de leitura de obras, ele expõe suas ideias, valoriza a opinião dos colegas e das professoras sobre as observações referentes a elementos que compõe as obras. Em algumas atividades, fica inseguro, pede ajuda, as professoras neste momento o estimulam para que possa melhorar cada vez mais. Ao conseguir, vibra conta para os amiguinhos e para as professoras.
Gostou bastante de construir a casinha de caixinhas de leite. Trouxe muitos “tijolinhos” – caixinhas e fez questão de mostrar para todos da sala.
Na apresentação de teatro da URBAM ficou encantado com os fantoches. Sorriu, expressou através de gestos muita felicidade.
No dia da apresentação do Guataçara fez todas as atividades sugeridas com interesse.
Ao assistir o trecho do filme de Jackon Pollock admirou-se com ao ver como o artista fazia uso dos pincéis e tintas.
|
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
|
**** nas atividades de movimento é muito ativo e interessado. Gosta de imitar gesticular, brincar e correr. Nas atividades sobre ginástica rítmica divertiu-se bastante experimentando os movimentos do seu corpo e da fita. Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento como resistência, agilidade e flexibilidade. Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados. Na confecção do álbum esportivo esforçou-se para fazer as atividades com capricho. Também ficou bastante envolvido com atividades que envolveram obstáculos. Fica feliz ao atingir suas metas e ao ver seus colegas superando suas expectativas.
|
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Todos participaram com bastante interesse. Outro momento de destaque foi ao propor uma brincadeira de tonalidade, onde os alunos tinham que apresentar seus nomes de maneira usando tonalidades e timbres da voz diferenciadas e depois todos tinham que imitar. Eles adoraram, rimos bastante durante esta atividade. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades, timbres, ostinatos e sons diferenciados.
|
Ouve e aprecia produções musicais utilizando desta linguagem como forma de comunicação e interação com o grupo. Envolve-se bastante nas atividades com música sendo criativo nas coreografias. Sua grande parceira de dança é *** quando estão juntos rodopiam, exploram passos movimentos diferenciados.
Vivenciou as atividades de música com prazer e alegria , imitando , gesticulando e cantando junto com seus coleguinhas e professora.
As atividades de experimentação de sons e ritmos são suas prediletas.
Gosta muito de atividades com ostinatos e que envolvem exploração de sons pela boca.
|
Mais uma vez agradeço a confiança em meu trabalho e a colaboração durante todo esse importante processo de ensino aprendizagem das nossas crianças.
Contem sempre comigo!!!
COMO FOI O NOSSO TRABALHO
NO SEMESTRE
|
DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
|
AFETIVO SOCIAL:
No segundo semestre os laços afetivos foram fortalecidos entre alunos e alunos, professores e alunos. No “Dia das Crianças”- com o teatro dos professores, todos se alegraram durante essa apresentação. “No Baile a Fantasia” todos dançaram e vivenciaram momentos de descontração e felicidade.Os alunos de maneira geral demonstraram mais autonomia demonstrando suas opiniões sobre os diferentes assuntos tratados na sala. Já procuram resolver suas diferenças através do diálogo e quando não conseguem buscam ajuda de uma professora. Essas atitudes foram sendo trabalhadas através de rodas de conversa e nos combinados da sala, tornando a convivência de todos mais harmoniosa. As crianças demonstraram interesse pelas atividades propostas, participando ativamente de cada uma delas. Os cantinhos da sala foram elaborados de acordo com a opinião das crianças e na hora do diversificado também expressam suas opiniões sobre as atividades e brincadeiras.As histórias foram contadas de diferentes maneiras e em locais diferentes o que as crianças adoraram. Elas amaram escutar CD’s com histórias principalmente a história “Chapeuzinho Vermelho”, a favorita da turma.
No Parque com Interferência, as crianças propõem brincadeiras, então tudo fica bastante divertido. Um dos cantinhos que mais gostam é o Castelo, pois gostam de se vestir de príncipes e princesas. Este semestre foi bastante divertido, foi gratificante observar a evolução dos alunos em suas relações interpessoais e o respeito com o coleguinha, a preocupação em cuidar um do outro.
|
***é uma criança dócil e muito tranquila. Está sempre pronta para explorar os espaços da escola. Adora a natureza fica observando as plantinhas, sementinhas, passarinhos, pedrinhas, bichinhos é uma exploradora nata. Quando descobre algo novo, vem compartilhar com seus coleguinhas e com a professora. Costumava guardar folhas, galhinhos, pedrinhas para levar para casa. Muito tranquila é muito difícil entrar em conflito com coleguinhas da sala pois tem um bom relacionamento com todos eles, mas quando isso ocorre prefere dialogar para tentar resolver seus conflitos. Quando não consegue pede ajuda para as professoras que sempre a auxiliam.
Seu lugar preferido da escola é o parque onde consegue ter contato com a natureza e com amiguinhos de outras salas.
Em rodas de conversa expressa seus sentimentos com clareza, compartilhando de suas ideias e opiniões sobre diferentes assuntos.
*** adora ouvir histórias, principalmente de princesas e príncipes.
|
ARTE:
Em Arte trabalhamos neste semestre com o Projeto: Sustentabilidade cujo tema era: Paisagens urbanas e questões ambientais – utilizando materiais recicláveis para transformá-la em um ambiente sustentável. Os alunos adoraram participar das atividades propostas. A leitura e releitura de obra estiveram presentes, assim como atividades interdisciplinares envolvendo Arte e Matemática. Conhecemos muitos pintores diferentes e as técnicas artísticas empregadas por eles. Tarsila do Amaral, Jackson Pollock, Vick Muniz e Andy Warhol. Com Tarsila os alunos puderam perceber as características do espaço urbano. Nestes momentos foram abordados temas como o lixo presente nas cidades. Ao apresentar as obras de Vicky Muniz as crianças puderam perceber formas de se reaproveitar o lixo , a professora então propôs aos alunos a construção de uma casinha de caixinha de leite. Eles adoraram a ideia e aceitaram prontamente. Ao estudar Andy Warhol as obras deste artista, os alunos puderam observar uma técnica empregada para criticar o consumismo. A pintura de ação, uma técnica desenvolvida pelo pintor Jackon Pollock encantou as crianças, a usamos para fazer pintura de materiais reciclados. Assistimos um trecho do filme onde o pintor demonstra sua técnica. Foi um momento único, as crianças amaram ver um “pintor de verdade” como eles disseram.
Os alunos também puderam apreciar o teatro da URBAM sobre o tema trabalhado e uma palestra explicativa.
Outro artista prestigiado foi Guataçara que veio até a escola apresentar um pouco do seu trabalho. As crianças já conheciam algumas de suas obras que tinham sido apresentadas em sala de aula.
Mas as atividades que mais gostaram com certeza foram à confecção da casinha, a cada tijolinho, cada parede que se erguia , apareciam comentários diferentes e a ansiedade aumentava cada vez mais. As crianças se envolveram mesmo não deixando os pais jogarem as caixinhas de leite de casa, já que estas eram a matéria prima do trabalho.
|
****é uma aluna que adora usar materiais artísticos, gosta muito de explorar as cores em suas criações, mas a sua preferida é a cor rosa. Em suas produções faz tudo com muito cuidado e carinho para depois compartilhar com colegas e as professoras.Adorou participar da construção da casinha de caixinhas de leite, ajudou a encher caixinhas, a colar uma a uma na parede.Durante essa atividade fez observações sobre as diferentes embalagens das caixinhas e suas cores. Muitas crianças se envolveram neste comentário o que nos levou a ir para a roda de conversa observar os tipos de caixinhas de leite que formam arrecadados.
Na leitura de obras, gosta de dar sua opinião e falar sobre os elementos que as compõe.
Nas apresentações de teatro adorou os fantoches, sorriu bastante e compartilhou sua alegria com as professoras.
|
MOVIMENTO:
Os alunos tiveram momentos de muita diversão correram , dançaram , pularam, arremessaram e participaram de percursos. Nas atividades que da sequência de atividades: Olimpíadas vivenciaram a corrida, o arremesso, atividades da ginástica rítmica e confeccionamos um álbum esportivo. As crianças gostaram muito desta atividade, pois puderam observar os atletas e suas atuações fazendo leitura de imagens destes esportistas. Durante todas as atividades propostas observei que as crianças compartilharam de suas conquistas incentivando e torcendo pelo colega. Alguns até deram dicas de como melhorar o desempenho. Foram atividades prazerosas e muito divertidas. As aulas de Movimento também foram recheadas de jogos e brincadeiras cantadas, a turminha adorou e participou bastante destas atividades.
|
Nas atividades de movimento **** participou bastante. Torceu pelos coleguinhas , em especial por *** e procurou fazer todas as atividades com muito empenho.
Incentivou colegas e superou seus limites. Gostou de correr, mas principalmente de brincar com fitas explorando seus movimentos.
Na confecção do álbum esportivo desempenhou as atividades propostas com muito capricho.
|
MÚSICA:
A música fez parte do nosso cotidiano todos os alunos cantam ao acordar, na hora de se locomover para o parque ou qualquer outra área da escola. Atrelamos este semestre música e movimento utilizando a Sequência Didática - “Palavra Cantada”. As crianças adoraram assistir e aprender os movimentos das músicas. Também exploraram instrumentos musicais no Cantinho de Música na sala de vídeo. Amaram este espaço. Foram lá por diversas vezes brincar com os instrumentos. Na visita do artista Guataçara, os alunos puderam apreciar atividades com roda circular e seus movimentos. Todos participaram com bastante interesse. Algumas crianças avançaram em relação à exploração de sons e ritmos usando o corpo como: palmas, estalos dos dedos, sons feitos com a boca entre outros. Elas contam de suas conquistas e até tentam ensinar os coleguinhas. Nas aulas de música, a preocupação foi apresentar formas de se fazer música utilizando o corpo e objetos do cotidiano, apresentando de forma lúdica o ritmo, as tonalidades , timbres e sons diferenciados.
|
****adora dançar , então as atividades da Sequência Didática- Palavra Cantada – foram bem a aceitas por ela que abusou da criatividade junto com seus parceiros de dança que a acompanharam. Suas atividade favoritas foi participar da música- Canoa Virou- onde brincou embaixo de um pano branco com um barquinho e a música- “Sai preguiça”. Rodopiou, girou, dançou com muita simpatia o que motivou toda a turminh
|
0 comentários:
Postar um comentário