A carta e o índio
Um fazendeiro
incumbiu a um índio, ainda não de todo civilizado que fosse levar dez
belas frutas a um amigo. Sobre elas colocou uma carta.
No caminho o
índio teve vontade de comer uma das frutas. E não se conteve: comeu-a!
Ao receber o
presente, o amigo do fazendeiro disse ao índio:
__ Você comeu
uma das frutas?
__ Eu?
__ Sim. Está faltando uma.
__ Como é que
o senhor sabe?
__ Ora, essa!
Pela carta.
O índio não
tinha a menor ideia de como a gente pode registrar as ideias pela escrita, e
desse modo transmiti-las aos outros.
Por isso, olhou
com admiração a folha de papel que o outro lhe exibia e disse:
__ Ah! Isso conta
o que a gente faz?... Eu não sabia!
Uma semana
depois, o índio foi de novo encarregado de levar um cesto de frutas ao
mesmo homem. Levava também uma carta.
No meio do
caminho, pousou a cesta no chão e, pegando na carta, disse:
__ Deixe estar, bicho mexeriqueiro, contador
do que a gente faz! Agora você não há de
ver o que vou fazer para contar aos outros!
Dito isto,
sentou-se sobre o envelope. Comeu três das frutas e atirou longe as cascas e
os caroços. Então, levantou-se, pôs a carta no lugar e
continuou no caminho.
Mas coitado! Mal chega a casa do amigo do fazendeiro, o
mesmo lhe pergunta:
__ Então...
estavam boas as frutas?
__ Não sei, não
senhor!
__ Como, não
sabe?... Pois comeu três delas?
Vendo-se apanhado em falta, o índio muito sem jeito,
confessou:
__ Comi, sim senhor. O senhor me desculpe... Mas... eu
só queria saber como foi que o
senhor descobriu...
__ É boa!
Pela carta!
__ Não pode ser,
não senhor! Está brincando comigo, porque desta vez eu me sentei em
cima dela e ela não viu nada...
O homem sorriu daquela simplicidade, e o
índio pôs-se a pensar no caso. Embora não
compreendendo tudo
perfeitamente começou a perceber que os sinais escritos deviam servir
para transmitir um recado.
VIANA, Francisco – adaptação de Altino Martinez. Leitura Teatralizada.
São Paulo: Ed. Clássico Científica, p. 67-
1 – Assinale as alternativas corretas.
( ) O índio era sagaz e por
isso comeu as frutas.
( ) O homem entendeu a
ingenuidade do índio e ficou pensando sobre o que a carta dizia.
( ) O índio estava convicto de
que, sentando sob a carta, não teria problemas.
2 - Após a leitura da narrativa
pode-se concluir que:
( ) A perspicácia é fundamental para a
convivência humana.
( ) A falta de conhecimento pode trazer
dificuldades em nossa vida.
( ) A ingenuidade é uma característica dos
índios.
( ) O instinto da gula é natural aos
não-civilizados.
( ) É preciso julgar as pessoas a quem você dá
tarefas importantes.
3 - “Deixe estar, bicho
mexeriqueiro...” O sinônimo da palavra destacada é:
( ) intrigueiro
( ) altaneiro
( ) alcoviteiro
( ) hospitaleiro
( ) empreiteiro
4 - Indique o par de sinônimos
que está incorreto, de acordo com seu significado no texto:
( ) admiração=espanto
( ) pousou= pôs
( ) apanhado=tonto de pancadas
( ) conteve= dominou
( ) simplicidade= ingenuidade
5 - “E não se conteve: comeu-a!”
A quem se refere o termo destacado:
( ) à carta
( ) às frutas
( ) à gula
( ) à vontade de experimentar as frutas
( ) a uma das frutas
6 - “...longe as caSCas...” Qual
das alternativas apresenta todas as palavras com o mesmo som usado na palavra sublinhada:
( ) nascer- pescar-acréscimo
( ) ascender- piscina - escrever
( ) disciplina- frescor -fascinar
( ) pescar- frescor- rascunho
( ) plebiscito- crescer -rascunho
7 - “...gente pode registrar...”
Das alternativas abaixo, qual palavra está grafada incorretamente quanto ao uso da letra G:
( ) contágio
( ) sargeta
( ) hegemonia
( ) rabugento
( ) algema
8 - “...pousou a cesta no
chão...” Além de CESTA, ainda temos SEXTA e SESTA, palavras com sons semelhantes aos do termo destacado mas
com escritas e significados diferentes. Em
qual das frases uma das palavras anteriormente citadas está sendo usada
erroneamente:
( ) O caboclo trouxe a cesta vazia.
( ) A sexta menina da segunda fila é a filha do
diretor.
( ) Vovô sempre tirava a sexta antes de contar
uma de suas histórias.
( ) O sino badalava sempre à hora sexta.
( ) Michael Jordan fez muitas cestas nos jogos
da liga americana de basquete.
9 - Use V- verdadeiro e F- falso:
( ) ÍNDIO- palavra paroxítona.
( ) IDEIAS- palavra
proparoxítona.
( ) ADMIRAÇÃO- palavra oxítona.
( )COITADO- palavra paroxítona.
10 - “E não se conteve: comeu-a!”
Nesta expressão os dois pontos têm a
função de:
( ) separar orações.
( ) indicar uma interrogação.
( ) anunciar a fala de um personagem.
( ) antecipar uma citação.
( ) introduzir um esclarecimento.
8 comentários:
amei a atividade
Obrigada Eliana Zamboni
Muito legal, recordei que essa historia era do meu livro do quarto ano no ensino fundamental..saudades... agora vou trabalhar com meus alunos...
Amei recordar lembro muito deste texto, da minha infância e agora vou trabalhar com meus alunos.Muito legal.
Ótima a interpretação, falta o gabarito para corrigir as questões.
Verdade cadê o gabarito
O gabarito, Por favor!
Preciso do gabarito, por favor!
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