Muitas e muitas atividades escolares para professores e alunos.

A

domingo, 3 de abril de 2016

História em quadrinhos e atividades de preposição


Preposições - Atividade 2

1) A charge não tem data, mas é possível saber em que dia ela provavelmente foi publicada. Que dia seria esse?


2)  Como foi possível saber em que dia a charge foi publicada?



3) Qual foi o presente dado pelo menino à professora?


4) A professora gostou do presente? Justifique com elementos textuais e não-textuais do texto.


5) Essa charge mostra algo sobre a situação atual dos professores. Que situação é essa?


6) Releia a fala do menino: Parabéns pelo seu dia, professora!
a) Nessa fala, há uma preposição. Que preposição é essa?

b) Essa preposição foi usada na frase indicando:
(  ) tempo                  (  ) instrumento                  (  ) causa                   (  ) modo


7) A preposição POR (PELO / PELA) pode ser usada com outros sentidos. Indique nas frases a seguir se essa preposição indica meio, preço ou tempo:
a) Comprei esse livro por R$5 reais.

b) Nós estudamos pela manhã.


c) Enviei o convite pelo correio.


Respostas:
1) 15 de outubro.
2) Porque a menina está parabenizando a professora por seu dia e o dia do professor é dia 15 de outubro.
3) Uma moeda.
4) Sim, porque ela agradece e escorre uma lágrima de seu rosto.
5) Que os professores são mal remunerados.
6)
a) pelo (preposição POR)
b) causa
7) 
a) preço
b) tempo
c) meio
Preposição – é a palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração. Ex: Passe por aqui.  Vou com vocês. Gosto devocê. Saímos sem destino.

Preposições: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

Combinação – A preposição se une a outra palavra e não perde som.
A + A = À                  A + O = AO
*Quando o A pode ser trocado por O, esse A não é preposição.
Ex: Vou a Vitória. (o A é preposição)
Essa é a minha filha.   Esse é o meu filho.   (o A é artigo)

A + ONDE = AONDE.
Ex: Aonde você vai?

Contração – A preposição se une a outra palavra e há perda de som.
DE + A = DA            DE + O = DO
Ex: livro de história / livro da Maria / livro do João

EM + A = NA            EM + O = NO          
EM + ESTE = NESTE         EM + AQUELA = NAQUELA
Ex: cheguei em casa / ganhei na loteria / ganhei no bingo

POR + A = PELA     POR + O = PELO
Ex: vou por aqui / passei pela casa dela / passei pelo mercado


Principais sentidos que as preposições representam:

Matéria – Ganhei um urso de pelúcia.
Posse – Esse livro é do professor.
Causa (motivo) – O cãozinho morreu de fome.
Finalidade (objetivo) – Eu leio para me tornar uma pessoa sábia.
Origem – Meus amigos são de Vitória.
Modo – Fez tudo com cuidado.
Instrumento – Ele se feriu com a tesoura.
Companhia – Vou sair com meus amigos.
Lugar – Passarei minhas férias em Fortaleza.
Oposição (sentido contrário) – Devemos protestar contra a violência
Assunto – Conversamos sobre você.
Tempo – Tenho um prazo de dez dias para ir embora.
Meio – A notícia foi divulgada pela televisão.

Preço – Vendi o carro por 10 mil reais.


1) O nome da tirinha é “Divã” e os 3 primeiros quadrinhos levam o leitor a pensar que a mulher estava em uma consulta com um psicólogo. O que surpreende o leitor no último quadrinho?

2) Circule as preposições nas falas da tirinha:
a) Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos.
b) Desculpa eu te amolar com minhas lamúrias...
c) Sem problemas...
d) Só não vejo necessidade da senhora ficar deitada nesse banco.

3) Em “Foi quando meu marido me abandonou com dois filhos”, a preposição destacada indica:
a) modo         b) tempo       c) companhia           d) instrumento

4) Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, indicando o sentido das preposições destacadas:
(1) Origem                (  ) Não conversamos sobre política.
(2) Tempo                 (  ) Esse brinco é da minha irmã.
(3) Lugar                  (  ) Juntei dinheiro para viajar.
(4) Assunto              (  ) Esse brinco é de ouro?
(5) Finalidade          (  ) Ele passou mal de tanto comer.
(6) Instrumento      (  ) Eu sou de Minas Gerais.
(7) Posse                   (  ) Vou sair com minha tia.
(8) Matéria               (  ) Ele se cortou com a tesoura.
(9) Companhia        (  ) Vou ao shopping.
(10) Causa                (  ) Viajaremos em dois dias.

Respostas:
1) Que a mulher está no ponto de ônibus.
2) a) com / b) com / c) sem / d) da, nesse (em+esse)
3) c) companhia
4) 4, 7, 5, 8, 10, 1, 9, 6, 3, 2

0 comentários:

Postar um comentário

B