Muitas e muitas atividades escolares para professores e alunos.

A

domingo, 27 de março de 2016

A aposta - Interpretação textual e gamática

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de
graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
                                                     Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.


Responda

 
a  1)    Qual o nome do personagem principal?

      b) Qual a profissão do outro personagem?

      c) Quantos parágrafos têm esse texto?

b       d )    Onde se passa a história?

c       e)    Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.

d     f)    Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?

 g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!

2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.

b) O cobrador teimou.

c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.

3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho ______________
b) desço _______________
c) satisfeito ____________
d) concordo _____________

4. Escreva as palavras no plural:
a) nuvem _________________
b) gás __________________
c) quintal _____________
d) anel _______________
5. Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.

b) Os anéis enfeitam as mãos.

c) Os pires das xícaras são azuis.

d) Os cães dormem nos canis dos quintais.

6. Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo _______________
b) menina ______________
c) irmão __________________
d) chinelo ________________

7. Escreva as palavras no aumentativo:
a) sofá _________________
b) tatu _________________
c) boca _________________
d) barca ________________
8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão ____________
b) imperatriz ____________
c) rei _________________
d) cão _________________

9. Complete as frases com “cumprimento(s)”, “comprimento”, “sexta” ou “cesta”:
a) Chapeuzinho Vermelho levava uma _________ de frutas para a vovó.
b) Os noivos receberão os ___________ na Igreja.
c) Luiza é a ________ aluna da fila.
d) O que importa é o ___________ do nosso dever.
e) A parede tinha dois metros de ___________.

10. Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos equivalentes:
a) amor de mãe _________________
b) rosto de anjo _________________
c) proteção de pai ________________
d) azul do céu ___________________
e) aula de noite _________________

0 comentários:

Postar um comentário

B