O
pulo do gato - com interpretação textual
A
raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que
o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo.
Com
um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da
esperteza.
Chegou-se
para o gato e propôs a paz:
- Chega de correr atrás um do outro, mestre
gato. Vamos agora viver em paz!
-
Não é bem assim, comadre raposa - corrigiu o gato. - Não é um que corre atrás
do outro, é uma que corre atrás do outro,é a "uma", que é a senhora,
que corre atrás do "outro", que sou eu...
-
Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é
mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor
me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe
cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou!
O
gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. A raposa era aluna dedicada e
o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a
cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e
até o saca-rolha-composta.
A
raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão
mestre em pulos quanto o gato. Decidiu então que já era chegada a hora de
colocar em prática seu plano sinistro.
No
começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando
no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a
raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira. Ainda
tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou: - Mas mestre gato,
esse pulo o senhor não me ensinou!
-Não
ensinei, nem ensino! -riu-se o gato. -Esse é o segredo que me salva de
malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro.
Nova Escola,nº48.
Interpretação
1-“com
um salto de banda, o danado sempre se safava.”
A
palavra abaixo que tem o mesmo significado da expressão sublinhada é:
A( )
exibia B( ) livrava.
C( )
prejudicava. D( ) esborrachava.
2-
De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
A( )
viver em paz.
B( )
brigar para sempre.
C( )
dividir os filés de rato.
D( )
viver cada um no seu canto.
3- O
texto mostra que tanto a raposa, quanto o rato sempre demonstraram ser:
A( )
lentos.
B( )
amigos.
C( )
espertos.
D( )
medrosos.
4- A
raposa tornou-se aluna do gato para:
A( )
distrair-se com ele.
B( )
fazer as pazes com ele.
C( )
brincar, pois se sentia sozinho.
D( )
conseguir uma chance de devora-lo.
5- O
plano da raposa fracassou porque ela:
A( )
confiou demais em sua esperteza.
B( )
era uma aluna desatenciosa.
C( )
errou os pulos ensinados.
D( )
agiu sem pensar.
0 comentários:
Postar um comentário